01 outubro 2005

Veja que bosta...

A nova capa da Veja é sobre o referendo do desarmamento. E como não podia deixar de ser...

Com muitos sofismas, além de não presentar fatos, mas opiniões duvidosas, quer provar que o desarmamento é um péssimo negócio: vote NÃO. E abraça a idéia de forma descarada, não perguntando a ninguém favorável à proibição sobre as eventuais vantagens (é totalmente parcial, não escuta os dois lados). Não mostra dados realmente concretos: não diz que 70% dos homícidios no Brasil não tem nada a ver com criminalidade (a revista olha só do ponto da criminalidade, mas não é isso q está em jogo! quem vai votar pelo SIM e é consciente sabe que a criminalidade não vai mudar mesmo, mas sim a quantidade de crime idiota), não fala que na austrália os homicídios caíram sim após a proibição (mostra dados comparando a austrália com outros países onde a venda é livre, mas não mostra dados comparando a austrália com ela mesma, antes e depois...), quer passar a idéia que há outros usos para armas de fogo que não para o que foram criadas... quer vender o peixe da bancada da bala, que inviabilizou a aprovação direta no congresso (forçando o acordo sobre esse referendo), q ter uma arma em casa "assusta" o bandido... (será q assusta? por que a criminalidade então não está menor? será q o bandido joga com essa possibilidade, ou não tem nada a perder?). Mostra que a arma do cidadão é que será proibida, não granadas e escopetas usadas pelos traficantes do Rio... Mas será que a maioria dos homicídios no Brasil são cometidos com isso? Será que aqueles cometidos com armas roubadas do cidadão não são mais numerosos?

Fora a ladainha pró-armas, ainda tem várias informações subliminares, como falar do plano real no meio do artigo... (????)

Ao final, coloca opinião contrária a frase da urna, mas sugere uma outra ainda mais capciosa... (ah, mas esta a "nosso" favor...)

O que é triste é ver aqui na FEEC uma cambada fofinha que lê essa bosta e depois fica urgindo para o resto o que regurgitam da Veja. "Ah, mas eu li na Veja!"
Como diz uma comunidade no Orkut, "Leu na Veja, azar o seu!"

Li outro dia q a Veja por exemplo escreveu artigo também contra a Wikipedia, citando vantagens da "Enciclopédia Britânica"...
Maiores informações na própria wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veja
ou procurando no google sobre o caso.

Além das manipulações políticas, já se somam artigos contra o esperanto, contra vegetarianismo, contra alguns temas de ecologia...

Veja, que mentira!
Ajude a melhorar o Brasil: convença alguém a parar de assinar esse péssimo exemplo de jornalismo.