02 junho 2005

Coletânea de aplicativos livres para Windows

http://www.openoffice.unicamp.br/destaques_aplicativos_windows.html

Com o objetivo de popularizar o uso de softwares livres, que garantem o livre uso, alteração e distribuição, a Coordenadoria Geral de Informática da Unicamp, com o apoio técnico do CCUEC, realizou a compilação de diversos aplicativos livres para distribuição na Universidade.

Os CDs podem ser obtidos, à base de troca, na recepção do CCUEC, no horário das 9h às 16h30. O interessado deverá entregar um CD virgem que será então gravado e entregue via malote interno em um prazo de até 3 dias úteis.

::: Descrição Geral :::

O projeto foi baseado na coletânea do projeto OpenCD, com adaptação e tradução do conteúdo. Estão disponíveis aplicativos para diversas áreas como por exemplo desenho gráfico, com destaque para o software GIMP, que possui qualidade equivalente em muitos aspectos ao software Adobe Photoshop, compactadores, jogos, ferramentas para a Internet e muito mais.

O maior destaque fica com a suíte de escritórios OpenOffice, já totalmente traduzida. No CDROM, além do OpenOffice encontram-se também diversas apostilas para ajudar o interessado a migrar a se capacitar com esta nova ferramenta.

O CD contém também uma tabela comparativa de aplicativos para a plataforma Windows e seus equivalentes livres em sistemas GNU/Linux, fornecendo subsídios importantes para quem pensa em realizar uma migração de plataforma.

Adicionalmente, a imagem do CDROM está disponível para download no servidor FTP da Unicamp, mantido pelo CCUEC. Com esta forma de distribuição os interessados poderão baixar diretamente a imagem e gerar quantas cópias forem necessárias.

Endereço: ftp://ftp.unicamp.br/pub/opencd/opencd.iso