02 junho 2005

Taxa de juros e inflação no Brasil

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?id=1268&coluna=boletim

Em alguns pontos o artigo fala o óbvio, mas há muitas idéias interessantes exploradas.

grifos:

"É significativo que o presidente Lula tenha reconhecido como um dos principais erros do seu governo não ter conseguido que “os juros não sejam o único padrão de controle da inflação”. Há várias iniciativas capazes de permitir a redução das taxas. Mas será que os donos do poder econômico-financeiro têm interesse nisso?"

"Uma maneira de abordar a questão é decompor a taxa de inflação em três componentes principais: a) a inflação dos preços livres domésticos; b) a inflação dos preços livres transacionáveis internacionalmente; e c) a inflação dos preços administrados ou monitorados por contrato. (...) o terceiro componente acima referido, que responde por quase um terço do IPCA, é praticamente insensível à política de juros, sobretudo no curto prazo. Grande parte do problema está no regime de indexação (com uso de índices inadequados como o IGP) para reajustar preços em áreas como energia, telecomunicações e outras. Muito da inflação recente deriva dos acentuados aumentos desse tipo de preço. O governo Lula já deveria ter iniciado, há muito tempo, um processo de revisão das regras de indexação, herdadas das privatizações do tempo de Fernando Henrique Cardoso."

(Por que não o fez até agora? É a velha história, que parece que há algo que o povo não sabe, uma influência magna oculta no rumo do país)