09 junho 2005

Imprimindo frente e verso na FEEC

Para o pessoal da FEEC/Unicamp:

a partir do linux (LE25) já dá para usar a nova impressora em frente e verso... tem que imprimir pelo prompt de comando, usando o lpr. Acho que só está funcionando com arquivos postscript (cheguei a tentar com pdf e não saiu nada).

primeiro, converta seu arquivo de origem para ps. Use algum dos programas conversores do linux (de pdf para ps, por exemplo, basta rodar no terminal "pdftops seuarquivo.pdf") ou, no windows, abra o arquivo na aplicação original e mande "imprimir para arquivo": será gerado um arquivo .prn, que é a mesma coisa que o .ps (bom, abrindo com o notepad a primeira linha do .prn é "PS Adobe...").

daí, é só rodar um dos comandos abaixo. o modo mais rápido é pressionar ctrl-alt-f1 na tela de login do linux, e fazer o login em modo texto. do prompt, basta chamar:

lpr -Zduplex seuarquivo.ps = impressão frente e verso para encadernação do lado longo (mais comum): ou seja, a borda inferior (em landscape) de uma folha está fisicamente próxima à borda superior da próxima.

ou

lpr -Zduplexshort seuarquivo.ps = idem, para encadernar do lado curto: o lado direito (em landscape) de uma folha fica próximo ao esquerdo da seguinte (que é o necessário para imprimir folders, por exemplo, ou mesmo apostilas, para encadernação como os xerox fazem)