25 novembro 2005

Botafogo e Santos, 1995

Nesta semana, com o duplo erro de Márcio Rezende de Freitas no jogo Corinthians e Internacional, muito se falou novamente dos erros que o mesmo juiz cometeu há dez anos na final entre Botafogo x Santos, embora sejam casos distintos.

O jogo de 1995 no Pacaembu, que terminou 1x1 assim como o de domingo, teve dois gols ilegais validados e um gol legítimo do Santos anulado, diferentemente do que muitos andam falando (que foram dois erros só contra o Santos). O título ficou com o Botafogo, que precisava do empate no segundo jogo.

Um outro detalhe é que o jogo da época foi o segundo de uma final, não o único como alguns também insinuam; o primeiro, no Rio, havia sido vencido pelo Botafogo por 2x1. Ou seja, caso o segundo jogo tivesse terminado com a vantagem de um gol para o Santos, tudo teria ficado rigorosamente igual. Pelos critérios daquele campeonato, a melhor campanha até a final, no caso a do Santos, dava o direito ao empate de resultados. O que não se analisa foram os erros nos jogos da semi-final entre Botafogo e Cruzeiro, que teriam dado a melhor campanha ao Botafogo.

Quem quiser saber até as últimas conseqüências quem deveria então ser o campeão "moral", deve fazer uma análise de erros de arbitragem em todos os jogos dos dois times. O problema é se descobrirem que o título não deveria ser de nenhum dos dois. :-)

--

Sobre a final de 1995, leiam por exemplo em:
http://www.gazetaesportiva.net/historia/futebol/campeonato_brasileiro/1995.php
http://lancenet.ig.com.br/arquivo/futebol/brasilei/bras95.htm

1 Comments:

At 9:22 PM, Blogger Unknown said...

todo mundo critica o coitado do marcio resende de freitas mias esquecem q no 1° jogo o senhor sidrack marinho prejudicou o botafogo discaradamente

http://www.youtube.com/watch?v=MDeNQ4yZAK0

 

Postar um comentário

<< Home